quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

DIGESTÃO, ABSORÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS NUTRIENTES

A partir do momento em que, já escolhemos e decidimos como vamos nos alimentar pela compreensão que tivemos dos ítens anteriortes e da Pirâmide Alimentar, vamos então, saber um pouquinho mais. O que acontece com o nosso corpo, após as refeições que fazemos a cada dia:
A maioria dos alimentos é ingerida sob forma imprópria para serem utilizados pelo organismo, por isso precisam passar por processos de desintegração para se tornarem assimiláveis. Ao processo de desintegração alimentar chamamos de DIGESTÃO.
Podemos dizer que a digestão ocorre em três fases:
1. inicía-se na boca, onde, nas alterações químicas, a enzíma salivar AMILASE OU PTIALINA, auxilia no processo mecânico da trituração, mastigação e deglutição dos alimentos;
2. continua no estômago onde o ácido clorídrico ataca a membrana dos vegetais e a PEPSINA (fermento estomacal) age sobre as proteínas;
3. ao chegar no intestino delgado, o bolo alimentar sofre ação das secreções intestinal, das secreções pancreática e da bile que neutralizam a acidez adquirida no estômago.
As gorduras são emulsificadas pela bile transformando-se em gotículas de gordura. Agora os fermentos pancreáticos passarão a agir sobre os nutrientes dos alimentos:
  • a Lipase digere as gotículas de gordura até transformá-las em sabão;
  • a AMILASE digere os hidratos de carbono e o amido até transformá-los em glicose;
  • a PROTEASE digere as proteínas até transformá-las em aminoácidos.


Nenhum comentário: