quinta-feira, 12 de março de 2009

ABSORÇÃO E UTILIZAÇÃO DOS NUTRIENTES

Recordando: Até aqui, vimos que muitas coisas importantes devem ser observadas, atentamente, na nossa alimentação diária, para que nossa saúde permaneça equilibrada e de boa qualidade. Por exemplo, Escolha dos Alimentos, Qualidade e Quantidades além do Bom preparo e Ingestão Tranquila durante as refeições. Na continuação precisamos ver como ocorrerá a utilização (pelo organismo) destes alimentos ingeridos.
ABSORÇÃO: a partir do Intestino Delgado, começa o aproveitamento, pelas células intestinais, das substâncias que estão sofrendo o processo da digestão. Nada é estanque. Ao mesmo tempo ocorre digestão e absorção. A água, o etanol e os açúcares simples podem atravessar a mucosa gástrica diretamente para a corrente sanguínea. A maioria dos nutrientes são absorvidos (aproveitados) na mucosa do ID. A absorção de água e eletrólito é feita, principalmente, pelo Intestino Grosso (IG), onde será importante para transformar as fezes sólidas em´fezes pastosas. Por isso, a importância de não descuidarmos de beber, no mínimo, um litro de água (líquidos em geral) durante o dia. Além dos líquidos a qualidade dos alimentos que ingerimos vão influenciar muito na utilização final dos nutrientes em que estes alimentos se transformarão após a digestão.
UTILIZAÇÃO DOS NUTRIENTES: Todo os órgãos do nosso corpo, se beneficiam dos resultados finais que passam para a corrente sanguínea e percorrem pelos diversos setores onde serão aproveitados nas funções orgânicas.

3 comentários:

Mik@ disse...

Gostei muito das informaçoes postadas em seu blog...elas me são muito uteis. Gostaria de fazer carreira na area de nutriçao quero saber sua opiniao profissional sobre a area e qual seria a melhor faculdade (exceto a USP) na regiao sudeste da cidade de Sao paulo. e tambem como faço para segui seu blog.
Grata pela atenção.

Anônimo disse...

Aprendi muito

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e